terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

reuniões e reuniões

Hoje, na terceira reuniao que tive esta semana, já mais para o fim, falávamos dos hábitos de trabalho e de descanso, que sao diferentes de país para país. Em Espanha há a famosa siesta, horas de almoço mais longas e uma sexta feira tao casual, que a partir das 15h, já ninguém trabalha. E no entanto trabalham-se as mesmas horas que aqui.
Em Portugal nao temos as siestas mas somos um povo que gosta de ir cedo para casa, na maioria das vezes nao conseguimos, mas gostamos, pronto. Nisto a rapariga com que tive a reuniao sai-se com esta "Pois olhe que eu é raríssimo sair antes das 20h, 20h30, e olhe que às 9h já cá estou."
Devo referir aqui duas coisas: a cara de satisfaçao dela com o quanto ela trabalha, e a minha cara de estúpida.
Nao percebo estas pessoas a sério, imagino que sejam felizes, devem ser de certeza, mas acho uma opçao de vida tao violenta. Viver para o trabalho, nao teres tempo para ti, para os amigos nem para a família. Basicamente é levantar, ir trabalhar, ir dormir, levantar, ir trabalhar, dormir....
O meu trabalho nao é a minha vida.

6 comentários:

Rachelet disse...

Se ela precisa de tantas horas no local de trabalho é porque deve ter uma produtividade por hora muito reduzida.

É esse o problema da maioria das nossas entidades laborais: não percebem que mais vale horários flexíveis ou encolhidos, mas de completa produtividade, do que o 9-18h com 3 ou 4 horas (espremendo bem) de trabalho realmente produtivo.

Analog Girl disse...

Disseste tudo... É uma parvoíce uma pessoa abdicar da vida para o trabalho e pior, orgulhar-se disso. E estou com a Rachelet, 4 ou 5 horas de trabalho produtivas são muito mais eficazes do que noitadas etc....

Merenwen disse...

Concordo com ambas! Não entendo essas pessoas que só vivem para o trabalho. E sou da opinião que se tivermos mais tempo para nós seremos trabalhores mais felizes e mais produtivos.

puPupiTu disse...

e se há vida para além do trabalho! :)

mas depois também há as pessoas que chegam cedo e saem tarde, mas que passam o tempo todo no facebook a jogar o farmville. são opções, vá se lá entender!

Totoia disse...

O meu horário de trabalho é das 13h30 às 20h00. No entanto vou sempre cedo, às vezes são 10h00 e já lá estou, ontem só sai às 24h.

Sou apaixonadissima pelo meu trabalho.

No entanto tenho tempo para os amigos, para ir ao cinema, teatro, familia... etc.

Quando fazemos o que gostamos com pessoas excepcionais, tudo é possível.

Sou uma workerlover!

mia disse...

Que maravilha, trabalhar numa biblioteca:-)