quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

livros para nampula

Doei cerca de 15 livros para a Universidade Católica de Moçambique. Um amigo que deu aulas lá no ano passado, enviou-me um email a pedir livros de direito, comunicaçao, economia e política. Eu reenviei o pedido para a minha lista de amigos e conhecidos, mas infelizmente só tive respostas tarde demais. Os representantes da universidade já se foram embora, e agora é complicado fazer chegar os livros a África. Os estudantes de lá nao têm as mesmas hipóteses que nós, porque nao têm recursos financeiros, e nao existem livrarias (!!!). Resta-lhes a biblioteca.
Estou contente por ter dado os livros. Para que é que me iriam servir? Provavelmente nunca mais os iria consultar, e se porventura precisar, pesquiso na internet ou vou a uma biblioteca.
Ás vezes aquele sentimento de posse que temos em relaçao aos livros, nao faz sentido. Os livros existem para ser lidos.

3 comentários:

Rachelet disse...

E livros de literatura? Conheces alguma instituição que os queira? Tenho uns 10 novinhos à espera de dono. Cheguei a contactar uma pequena biblioteca para operários, mas depois de um primeiro contacto em que se mostraram interessados, deixaram de me contactar para marcar a entrega.

mia disse...

Eu já doei livros à minha biblioteca (e dvds e cds também), e à minha antiga escola. Já experimentaste a biblioteca da tua zona?

Rachelet disse...

Acho que tenho de lá ir pessoalmente, que não me responderam ao e-mail. Mas como é a biblioteca-arquivo da cidade, não sei se não serão um bocado snobes. Tentarei em pessoa e, se não der, irei às bibliotecas das «terras».