terça-feira, 2 de março de 2010

precious

Precious é um filme sobre a capacidade humana de ultrapassar as dificuldades. Muitas. Passado em Harlem em 1987, esta é a história de Claireece "Precious" Jones, uma adolescente de 16 anos que sofre abusos físicos e mentais daqueles que a deviam amar e proteger acima de tudo, os pais. Embora pareça por vezes inexpressiva ou um pouco desligada da realidade (embora isso seja claramente uma defesa), Precious consegue, contra tudo e todos, chegar a um patamar de auto-responsabilizaçao, tomando as rédeas da sua vida, passando da escuridao para a luz.
É um filme muito duro, onde destaco a brilhante actuaçao de Mo'Nique, como a mae monstruosa de Precious. Segundo a Rolling Stone, esta mulher é pura Dinamite, e ainda é mais impressionante o seu desempenho se pensarmos que o seu registo habitual é a comédia.

11 comentários:

puPupiTu disse...

quero muito ver este filme!
este e a Alice do Tim Burton :)

mia disse...

Eu estou com mixed feelings em relaçao ao filme do Tim Burton. Por um lado ando um pouco farta dos filmes dele, por outro queria ler o livro primeiro.

Tita disse...

Já ouvi dizer tãããõoo mal deste filme... Vale a pena? :)

puPupiTu disse...

eu sou fascinada pelo fabuloso mundo da Alice!
já li o livro imensas vezes e colecciono as várias versões do mesmo. ando mortinha por ter aquele livro em que as figuras saltam, sabes?

Analog Girl disse...

quer ver quero ver!

F. disse...

Já vi o filme e só tenho a dizer bem. Gosto de filmes realistas. A Mo'Nique faz de facto um papelão, mas o de Precious não fica atrás.

Apesar de não ser um filme bonito (em termos de cenários e caracterização), deixa uma mensagem positiva e funciona como chamada de atenção para aqueles (consciente ou inconscientemente) ignoram que casos como o da Precious existem realmente.

Precious é um exemplo de força e mostra que o meio social e familiar é muito importante, mas ainda assim há quem consiga 'vencer' mesmo crescendo nesse ambiente.

mia disse...

Tita, eu acho que sim, quanto mais nao seja pelo papelao da Mo'Nique. A Mariah Carey e o Lenny Kravitz também dao o ar de sua graça e vao muito bem. Também gostei da fotografia e ediçao do filme, e de facto apresenta-nos uma perspectiva diferente. Se é "oscar worthy"?
Acho que nao. Mas eu acho que o nivel neste momento da Academia baixou a bitola consideravelmente, e nestes ultimos anos nao se percebe bem estas nomeaçoes para melhor filme...

Pupupitu, nao conheço esse livro.

Vai ver Analog:-)

Itchy, de facto a Precious nao se fica atrás. E concordo contigo quanto à mensagem, é importante saber que existem famílias assim, e apesar de tudo há quem consiga superar as dificuldades:-)

puPupiTu disse...

mia,
o livro é este: http://livroseafins.com/edicao-popup-incrivel-de-alice-no-pais-das-maravilhas/

vale a pena veres :)

mia disse...

Adoro livros pop-up, e este é lindo!

puPupiTu disse...

eu também gosto muito! fascinam-me...

puPupiTu disse...

vi, finalmente, o Precious!
gostei muito!
estão ali grandes papelões e interpretações!